Uncategorized

Funções a bordo de um veleiro (de regata)

Essas lista de tarefas existe, basicamente, durante todo o tempo de uma regata. Nós da Mistralis, durante uma travessia, sugerimos, que nossos tripulantes saiam de suas camas e participem das tarefas a fim de aprenderem as funções e as manobras. Mas em momento algum obrigamos que eles levantem de suas camas para realizarem as funções, que dependendo das condições do tempo devem ser realizadas.

Durante o curso de vela as funções ficam definidas pela harmonia do grupo que deve regular as velas, realizar as cambadas, decidir em conjunto qual a melhor hora de cambar (táticos), servir o lanche para a tripulação e manter o clima de harmonia entre todos. O comandante do barco, aquele que irá sempre dar a última ordem, será no caso nosso COMTE Felipe Caire.

Em momentos como uma manobra ou uma troca de velas, todos os tripulantes durante uma travessia devem, caso queiram, subir ao convés e, cada um com sua função, desempenham a tarefa em conjunto.

Trabalho em equipe é fundamental para o bom andamento de uma tripulação, mas, para isso, cada um precisa saber muito bem o que fazer e quando fazer as manobras.

Um bom velejador consegue fazer bem todas as tarefas a bordo.

Timoneiro 

É quem guia o barco. Fica na roda de leme, o timão, e dita tanto a direção em que o barco vai como avisa quando as manobras serão realizadas.

Tático 

Diz ao time o que fazer durante a regata, para onde ir e quando fazer as manobras. Principalmente em uma prova curta, como a in port race e um match race. O tático fica sempre atento às mudanças de vento e na direção que o veleiro está indo, assim como em seus adversários.

Navegador 

O Navegador passa grande parte do tempo, durante uma longa travessia, na sala de navegação, recebendo boletins meteorológicos e auxiliando o comandante nas decisões de rota. Quando está no convés, ele ajuda quem estiver precisando, pode exercer várias funções.

Trimmer

É o que faz a regulagem das velas. Trimmer vem do inglês e se refere à catraca usada pelo velejador para regular as velas. Geralmente uma pessoa cuida da regulagem da vela grande a principal do veleiro e outro fica com o balão e a genoa velas de proa. A regulagem das velas, apertar ou folgar, é feita para ter o melhor aproveitamento do vento em relação ao ângulo da velejada.

Proeiro

O proeiro cuida da preparação das velas no momento da troca. É o que mais trabalha. Um bom proeiro é metade do bom desempenho de uma tripulação. Se ele falhar em algum momento e a vela não abrir na hora certa, o barco perde várias posições em uma regata curta.

Secretaria

Responsável por liberar ou prender os cabos, adriças e escotas em uma manobra ou troca de vela. Trabalha sempre na entrada da cabine, onde ficam os Stopers, peças que funcionam como freios para os cabos.

Comandante

Na verdade, o comando do barco não é uma função, e sim um posto. É ele quem tem a última palavra no veleiro, e é o responsável pela tripulação. A palavra do comandante é tida como ordem a bordo. Geralmente ele ocupa a função de timoneiro ou tático e é sempre auxiliado pelo navegador nas decisões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *