Uncategorized

Vista queimada por solda

Trabalho com metalurgia há mais de 30 anos e desconheço um ajudante de soldador que nunca tenha tido sua vista “queimada” ao ajudar o soldador.

Antigamente as máscaras de solda usavam filtros que variavam de 8 a 12 o grau de transparência, acessório indispensável para realizar uma soldagem. Contudo como o ajudante poderia usar, também, essa máscara, ficar sem enxergar nada, posicionar a peça e então pedir para o soldador “tascar fogo”? Teria como? Sim, teria. Iria diminuir muito os riscos de uma queimadura de córnea? Sem sombra de dúvidas.

E quando você sai do hospital, TEM QUE TRABALHAR, o dia está quente, a gaze fica encharcada de suor, o micróporo começa e descolar, mas! você tem que dar um jeito de tampar o olho!

Mas…

O empregador iria gastar mais dinheiro proporcionando uma máscara de solda para o ajudante? Dificilmente. Muitas vezes você observava um ajudante com óculos que utilizamos para corte com maçarico. E as vistas continuavam sendo queimadas.

Na foto reparem que o soldados está com a máscara e o “ajudante” está correndo para terminar o serviço e adiantar o trabalho.

Atualmente as máscaras de soldagem possuem um sistema eletrônico que permite ao ajudante enxergar e escurece automaticamente quando “abre o arco” da solda. Dessa forma, chega de vistas serem queimadas. Mas será que o empregador vai proporcionar também essa máscara para o ajudante? Bem difícil, visto o preço dessas máscaras.

Por vezes mal temos lugar para solda. Na foto repare que o soldador está com o rosto besuntado de pomada para aguentar a temperatura e os efeitos nocivos da solda (a máscara respiratória foi tirada para a foto)

E outro fator que no nossa caso, “amador”, acontece muito, é a falta de tempo, o ambiente onde estamos estar mexendo bastante, falta de espaço e tantas outras coisas mais.

Por vezes só iremos perceber que estamos com a vista queimada após tomarmos nosso relaxante banho e irmos dormir. Daí acordamos assustados, com MUITA dor, como se tivéssemos areia quente nos olhos. Por vezes nem conseguimos abrir a vista de tanta dor e tanto incomodo. Caso você tenha alguém para te levar a um Pronto Atendimento, vá o mais rápido possível. Pois sem tratamento você irá ficar sentindo muita dor e até a córnea melhorar vai demorar muito mais tempo.

Uma situação muito corriqueira é você estar numa metalúrgica com vários soldadores trabalhando ao mesmo tempo e você tem que passar no “campo de soldas”. Muitas vezes sem querer você irá olhar para a solda e queimar a vista.

Contudo, pode ser que você esteja num local sem infra-estrutura, sem postos de saúde e até mesmo sem farmácia. Esteja preparado!

Como proceder?

  • Lave bem a vista com soro fisiológico;
  • NUCA ESFREGUE A VISTA, NUNCA!;
  • Depois de bem lavada;
  • Aplique a pomada REGENCEL [é indicado para promover e proteger a epitelização (renovação da pele) e regeneração dos tecidos oculares lesados]. Infelizmente essa pomada precisa de receita médica pois contém antibiótico;
  • Aplique duas demãos de pomada, coloque uma gaze e tampe bem com micróporo. Tente fechar de forma a evitar a luz (claridade) de entrar no seu olho;
  • Fique pelo menos 8 horas com o tampão
  • Lave novamente o olho e caso possa, faça novamente o tampão.
  • Lembre-se: SE UM OLHO ESTÁ QUEIMADO, A PROBABILIDADE DA OUTRA VISTA TAMBÉM TER SIDO AFETADA É MUITO ALTA. Sendo assim, caso possa, faça o tampão nos dois olhos.

Procedimento Finais:

  • Aplique a pomada durante 3 dias, de preferência pela manhã, antes de sair de casa, na hora do almoço e antes de dormir. Antes sempre lave os olhos com soro fisiológico.
  • Utilize colírio a cada 2 horas por 3 dias: HYABAK (Hialuronato de Sódio) ou OPTIVE ou ALLERGAN (Carboximetil Celulose Sódica e Glicerina) – esses não precisam de receita. Esses colírios são lubrificantes indicados para a superfície ocular, proporciona alívio da ardência, irritação, sensação de areia e corpo estranho).

CASO TENHA QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO QUE SERÁ R-E-A-L-M-E-N-T-E UM PRAZER PODER AJUDAR!

+5521993735923

Nosso contato direto pelo WhatsApp:

https://wa.me/5521993735923

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *