Fazenda Mistralis

Como definir o número de árvores no sistema?
A quantidade de árvores por hectare deve ser definida de forma que:

  1. Atenda aos interesses previamente estabelecidos para a produção das árvores;
  2. O produtor saiba quais os tratos culturais que deverão ser executados, tais como poda e desbaste (retirada de árvore inteira), e quando devem ser feitos;
  3. Proporcione espaçamento adequado entre os renques para o desenvolvimento das forrageiras.

Os interesses para a produção das árvores madeireiras podem ser resumidos em dois tipos: madeira fina (lenha, carvão, escoras, palanques, cavacos…) e madeira grossa (serraria, laminação, faqueados…). Ou a combinação de interesses, para a obtenção dos dois tipos de madeira.
Na produção de madeira fina, o objetivo é obter maior volume de madeira por área no menor tempo possível. Para isso, o plantio deve ser feito com maior número de árvores, geralmente entre 600 e 1.000 árvores por hectare. Desta forma, haverá maior quantidade de árvores por hectare e elas serão mais finas. A previsão de desbaste poderá ser desnecessária, já que todas as árvores serão colhidas (corte raso) quando atingirem o ponto de colheita. Neste caso, a pastagem e o gado ficarão sem a proteção das árvores até que novas árvores sejam plantadas e cresçam para produzirem sombra novamente.
Na produção de madeira grossa, o objetivo é obter maior volume de madeira por árvore e por unidade de área, e o tempo para isso pode variar em função da espécie plantada e da fertilidade da área. A quantidade de árvores plantadas poderá ser diferente em dois casos:
1) de 600 a 1000 árvores por hectare, com desbastes obrigatórios no momento em que as árvores apresentarem competição entre si;
2) de 200 a 600 árvores por hectare, com desbastes obrigatórios no momento em que as árvores apresentarem competição entre si.
No primeiro caso, os desbastes acontecem mais cedo (com árvores mais jovens) do que no segundo caso, quando as árvores podem ser desbastadas em idade mais avançada. Os primeiros desbastes vão produzir madeira fina.

Qual a quantidade de sombra ideal para o gado?
É consenso de que a sombra é necessária para o bem-estar animal, porque afeta positivamente o conforto térmico dos animais a campo. Por outro lado, existem poucas informações sobre a melhor metragem de área de sombra para bovinos, com valores que variam de 1,8 m² até 10,0 m². Recomenda-se, de modo geral, que tenha sombra suficiente para atender as necessidades de todos os animais ao mesmo tempo a qualquer hora do dia. Assim, assumindo-se que um bovino deitado ocupa 1,8 m2, áreas de sombra próximas a 1,8 m2 seriam inadequadas para ambientes tropicais porque os animais ficariam muito próximos uns dos outros. Além disso, pode haver disputa por área sombreada, em um ambiente com pouca área de sombra disponível, com prejuízo aos animais mais velhos, fracos ou submissos. Portanto, sombras com 5,6 m2 e 9,6 m2, por exemplo, garantiriam uma distância de 0,5m a 1 m  em torno de cada animal.

 Após o corte das árvores em sistemas silvipastoris, é preciso destocar a área?

Não. As faixas de terra onde estão plantados os renques arbóreos são faixas determinadas para a produção de madeira. Assim, depois do corte das árvores, novas mudas podem ser plantadas nos espaços entre os tocos, que devem ser deixados para apodrecerem no local. É desejável que os tocos e as raízes permaneçam no local pois se transformam em matéria orgânica para o solo, Além disso, um grande potencial de fixação de carbono e de matéria orgânica pelas árvores no sistema silvipastoril está justamente nas raízes que ficam dentro do solo.