Uncategorized

DICAS PARA VIVER MELHOR DENTRO DE UM VELEIRO

Dicas para viver melhor dentro de um barco
1. Seja flexível

Nem sempre o vento bate no sentido que precisamos. Se você fica maluco quando alguma coisa sai fora do planejado, comece a treinar sua mente pois morar em um barco é isso, viver fora do mundo cheio de planos e certezas.

2. Tenha a mente aberta

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. REPAREM NA BOCA. EU ESTAVA APENAS POSANDO!

Para velejar o mundo é necessário mente aberta, lidar com burocracias que nem sempre eram esperadas, pessoas de culturas diferentes e momentos de solidão ou de integração com todo tipo de fornecedores. Uma cabeça fechada só vai deixar sua vida miserável.


3. Não se prenda a horários rígidos

Para quem navega existem as janelas de bom tempo, não desrespeite o mar somente porque deseja chegar à algum porto no tempo definido na tabela que você criou. Brigar com o tempo e o clima é certeza de derrota em alto mar. Vá em paz, seu tempo é outro agora.


4. Seja autossuficiente

Qualquer coisa que quebrar e você não souber arrumar, terá que pagar um braço ou uma perna para um fornecedor. Entenda tudo sobre o seu barco e faça manutenções preventivas. Quanto mais você fizer, menos terá que pagar.


5. Aproveite os momentos de solidão

Não consegue ficar mais que 2 horas sozinho sem fazer nada?

Comece a meditar e praticar pois em travessias nada é mais comum que ficar dias ou até semanas em total solidão no meio do mar. Leia livros, tenha ideias, planeje um novo negócio ou medite. Uma vez lá no meio não tem mais volta.

6. Tenha prazer ao velejar

Morar no barco ou velejar dá trabalho. Não fique de saco cheio nas horas que precisar pegar pesado na manutenção ou quando tiver um vento fraco e oscilante que te faz corrigir a vela a cada 5 minutos. Não foi para isso que você mudou para um barco?


7. Goste dos vizinhos

Viver em marinas significa ter vizinhos bem ao lado, um barco tem um isolamento de som bem pior que uma casa ou apartamento.Não vá ficar puto toda vez que seu vizinho decidir fazer uma manutenção no barco ou chamar os amigos para um churrasco à bordo. Faça amizades e ajude quando necessário. Ajude, ajude sempre!


8. Tenha conforto

Você não precisa viver como um rei, mas melhore seu conforto toda vez que for necessário. Se você for mudar para um barco com a esposa, sua vida pode se tornar um pesadelo se seu barco não oferecer nenhum conforto. Trabalhe os pequenos detalhes que transformem seu barco em um Lar doce lar.


9. Tenha confiança na sua capacidade

Falta de confiança gera medo e medo pode ser a pior coisa que pode acontecer em um momento de risco. Confie nas suas capacidades e não perca a linha quando se deparar com uma tempestade ou outra situação que necessitem da sua calma.


10. Tenha expectativas realistas

Se você acha que viver em um barco é só mil maravilhas, vai acabar se enchendo bem rápido. Entre um belíssimo nascer do sol e uma terrível tempestade existem centenas de situações que serão bem mais comuns no seu dia à dia. É igual ir ver um filme achando que ele é o melhor filme que você vai ver na vida, vai acabar achando um lixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *