Travessia dos sonhos
Puerto Deseado – (Puerto Santa Cruz) – Isla de Los Estados – Estreito de Le Maire – Puerto Williams
Se pudéssemos escolher de todas as travessias que realizamos, poucas têm um gosto tão especial quanto essa. Zarpar de Puerto Deseado, um local conhecido pelos fortes ventos (acima dos 60 nós) e seguir a viagem na “incerteza” se seremos surpreendidos por uma forte frente fria pela frente (surpreendidos, pois nem sempre o prognóstico é absolutamente confiável), daí procuramos abrigo em Puerto Santa Cruz, um local onde sempre somos bem recebidos.
A busca pela Isla de Los Estados é algo mágico, quando começamos a avistar seus picos nevados e vai se abrindo diante de nossos olhos o cenário da ilha, fica difícil de acreditar em tanta beleza. Depois ao chegarmos e fazermos as amarrações chega a tão esperada hora de “desbravarmos” suas terras, cachoeiras, mexilhões e sua energia.
ROTA:
De Puerto Deseado desejamos seguir diretamente até Estados, contudo são mais cerca de 420 milhas náuticas pela frente, cerca de 4 dias em condições perfeitas. Mas devemos levar em consideração que a correnteza, ao nos aproximarmos de Estados, chega a mais de 6 nós contra e quando favorável não ultrapassa os 2 nós. Um grande desafio à navegação pela frente.
Caso tenhamos que nos abrigar existe apenas Sán Juán, cerca de 60 milhas, e Puerto Santa Cruz a um pouco mais de 100 milhas e uma dura correnteza, bancos de areia, onde temos que tomar muito cuidado com a navegação.
Em Estados fundearemos em Puerto Hoppner, um dos locais mais seguros que existem em todo o Extremo Sul. Fica dentro de duas pequenas ensedas, onde a entrada tem no máximo 7 metros de largura e passamos quase raspando nos mariscos (daí a necessidade de um casco reforçado e de aço!).
Em Estados pretendemos permanecer cerca de 4 a 5 dias, a depender das condições climáticas e do prognóstico favorável para vencermos o Estreito de Le Maire (evitado até mesmo pelos veleiros da Volvo Ocean Race, devido a forte correnteza e as ondas que chegam a 10 metros quebrando). Por essas e outras que zarparemos apenas em condições favoráveis!
Durante nossa estada em Estados, pretendemos fazer algumas incursões na ilha e até mesmo alguns acampamentos. Onde pretendemos conhecer a ilha, seus cumes, geleiras e cascatas de gelo.
Depois seguiremos pelo Canal de Beagle até Puerto Williams, onde acontecerá o desembarque da nossa feliz tripulação.
Data e Valor: CRONOGRAMA
Inclui:
- alimentação e pernoite a bordo
- roupa de cama (lençol e travesseiro)
- muito aprendizado (caso a pessoa esteja interessada em aprender a velejar e realizar travessias)
- fortes emoções, com segurança
Não está incluído:
- roupas de tempo / conjunto impermeável (bota, jardineira, jaqueta, luvas, gorros, etc)
- equipamento de escalada e/ou acampamento
- bicicleta no caso de irmos pedalar
- alimentação fora da embarcação