REFENO 2020

REFENO

Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha

É a maior regata internacional que acontece no Brasil. Isso se levarmos em conta a quantidade de dias que envolve o evento, o número de participantes e, claro, as milhas náuticas percorridas.

De Recife cerca de 300 milhas náuticas nos separam da paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha.

A Refeno atrai velejadores, apaixonados pelo mar e pela natureza de todos os lugares do mundo.


Se você quer realmente saber o que significa velejar, o que é estar a bordo de um veleiro e quer experimentar algo novo e sem frescuras, venha velejar com a Mistralis.

Pretendemos oferecer uma verdadeira experiência de uma regata oceânica, do convívio a bordo, dos prazeres e dificuldades de uma travessia oceânica. Além de passarmos nossos ensinamentos aqueles que querem realmente aprender a velejar.

Durante a REFENO (que envolve eventos antes da largada até a chegada na ilha e pode se estender até os pernoites em Noronha) estaremos sempre dispostos a tirar todas as dúvidas que surgirem e proporcionarmos uma verdadeira vivência da vela oceânica.


Treinamento Mistralis para a Refeno (teórico)

Chegaremos alguns dias antes da Refeno e no Cabanga faremos nossos últimos ajustes antes da Regata.

Quem quiser chegar alguns dias antes da largada será bem-vindo e convidado a participar das fainas a bordo. Nossa rotina antes da regata é muito corrida, pois organizamos todos os mantimentos, fazemos a vistoria pela Marinha do Brasil e acertamos todos os detalhes para podermos oferecer a você mais segurança, um melhor aprendizado e um pouco de conforto a bordo.

Na véspera da largada faremos um treino com todos os participantes, para que já possam se acostumar com as peculiaridades do veleiro que irão embarcar, conhecerem seus parceiros da travessia e se habituarem com a vida a bordo que teremos ao longo das 300 milhas que nos separam de Fernando de Noronha.

No dia da regata faremos uma aula de reforço sobre as funções dos tripulantes a bordo, a divisão das equipes, o funcionamento das velas, eletrônicos e tudo que envolverá nossa regata / travessia.


Dias de travessia

Durante a regata todos poderão participar das tarefas a bordo: trocas de turno, troca de velas, navegação, comando do veleiro e, a mais difícil de todas, cozinhar e manter o barco organizado e limpo para que as horas de travessia aconteçam da forma mais agradável, confortável e segura possível.

Claro que se a pessoa não se sentir confortável para cozinhar ou entrar no veleiro e organizar o interior, sempre haverá uma pessoa apta a ajudá-la e substituir sua função.


A divisão dos grupos e os turnos

Nos dividiremos em grupos de 3 alunos para 1 skipper.

Sendo que o grupo mais experiente ficará no comando da embarcação durante seu turno (isso se as condições permitirem)

A troca de turno acontecerá a cada 2 horas. Dessa forma todos terão supostas 4 horas para descansar.

Para que todos possam descansar e que haja harmonia a bordo, todos deverão colocar seus despertadores para 10 minutos antes da sua hora. Minutos esses que serão usados para vestimenta apropriada, alimentação, hidratação e ambientação.


Desembarque

Ao desembarcarmos cada tripulante deverá se hospedar numa pousada na ilha.

Pela nossa experiência em já termos realizado diversas REFENOS, percebemos que é muito mais confortável, agradável, tranquilo e reservado que os tripulantes fiquem alguns dias hospedados na ilha. Isso para aproveitarem a vida noturna e descansarem os corpos, pois nem todos aguentam o balanço do mar.

Mas, claro, que se quiserem pernoitar conosco serão muito bem vindos.


DATA: em breve (todos devem chegar com pelo menos 24 horas de antecedência)


Valor: R$ 6.500,00 (você pode sim optar por participar de veleiros com valores inferiores, em veleiros mais “bonitinhos” e mais “confortáveis”, mas tenha certeza de uma coisa veleiro mais seguro, que já esteve algumas vezes na Antártica e outras tantas no Cabo Horn, acho que não, quer arriscar sua vida em outras embarcações?)

Conheça nosso comandante e veja o que ele estará disposto a partilhar com você!

Incluí:

  • alimentação completa durante a regata
  • material didático (online)
  • treinamento Mistralis (a ser realizado na véspera)

Não está incluída a taxa das regatas, hospedagem no Recife e Noronha, bem como alimentação em terra firme.


Detalhes específicos:

Local do embarque: Cabanga (Iate Clube de Pernambuco) – Avenida Engo. José Estelita, s/n – Cabanga – Recife.

Todos deverão comparecer ao Cabanga com no mínimo 1 dia de antecedência para irem se adaptando a nova realidade que os espera, para participarem do jantar de celebração e, também, do treinamento Mistralis.

Desembarque: quando chegarmos em Noronha.


Por que participar da REFENO com a Mistralis?

Confira abaixo o comentário de algumas pessoas que participaram conosco.

Mike

“Fala aí Comandante!
Tenho que registrar minha satisfação com a regata/travessia realizada nesta REFENO! Embora com minha inexpressiva experiência, agora já aumentada consideravelmente, vi como é a faina a bordo, os “perrengues” e, não podia deixar de ser, a famosa “mareada”…
Ressalto a integração da tripulação. Continuamos unidos até depois do desembarque. Hoje temos mais amigos do que antes. Isso deve ser considerado, pois éramos pessoas desconhecidas praticamente até o embarque! Não ouve sequer um “olhar de lado”. Valeu!
Também meu forte abraço ao amigo! Estou à disposição aqui em Recife, por ocasião da passagem de VCs por aqui. Não exitem em solicitar qualquer apoio. Contem comigo!”

Casal Café e Edi“Olá caros Refeneiros e RefeneirasO sábio filósofo Tiririca já dizia que queria estar lá no Congresso para saber como que era. Nós pensávamos a mesma coisa em relação a um barco e agora já temos alguma ideia de como é uma velejada por que numa ótima velejada estivemos.Sabíamos de antemão que não seríamos de grande valia no manuseio do barco, mas o que mais nos intrigava era como seria a tripulação, afinal tantas recomendações e um ajuntamento de estranhos teria tudo para ´´estranhamentos“, mas o grupo foi excelente, muito além de qualquer expectativa.Obrigado por tão bons momentos.Tivemos aquela que, apesar de ter idade para ser nossa filha, foi uma verdadeira mãezona sempre disposta a proteger a sua tri-prole-ção que insistia em caminhar para o mundo das moranguinhos de vez em quando. Vocês não vão acreditar que após a gente na fila da imigração noronhen$e no aeroporto havia um tripulante do Interrogação.Também tivemos aquela que com seu jeitinho era capaz de juntar numa mesma mesa Deus e o Diabo e ainda sair uma roda de samba e um joguinho de pôquer honesto. Talvez eles brigassem para tê-la como parceira do jogo.Tivemos aquele que foi uma legítima flor de pessoa. Capaz de trabalhar como um boia fria, mesmo privado de sono e de alimentação. Foi um verdadeiro grumete das naus lusitanas do século XVI.Tivemos aquele cheio de estórias também e com pontos de vista muito próximos aos nossos….”

Rui “Todo mundo deve, pelo menos uma vez na vida, sentir a sensação de velejar. Difícil expressar com palavras a sensação de olhar as estrelas, o barulho do mar passando pelo casco, a brisa no rosto, o espetáculo da aurora e do crepúsculo, alimentar o bagre, excelentes conversas e lições…
No Mistralis sentimos e aprendemos com tudo isso. Com o Felipe temos um gostinho do que é levar uma vida dedicada aos ventos e mares, as dificuldades e as alegrias.
Agradeço a vocês por proporcionarem essa excelente experiência da travessia (no qual ainda quero repetir), no qual acredito que todo mundo deveria experimentar
.”


Inscreva-se em nosso canal e concorra a promoções, tais como cursos de vela, passeios e até mesmo travessias oceânicas!