O veleiro Mistralis foi construído em Macaé e feito com aço naval ASTM A131 grau AH36 para suportar baixas temperaturas e resistente a impactos, sofrendo deformação mecânica e não rachando.
Sofreu uma grande reforma de 1998 a 2001, quando trocamos o convés e realizamos muitas modificações no interior a fim de transformá-lo num veleiro para dar a volta ao mundo com nossa família de 4 pessoas. Contudo, devido problemas familiares, esse sonho teve que ficar de lado e sofrer fortes modificações.
E no final de 2001, o Mistralis se transformou num dos ícones de veleiros e empresas especializadas em treinamentos experienciais ao ar livre.
Para isso basta ver nossas reportagens em diversas importantes revistas e jornais.
De 2006 a 2008, passou por mais uma reforma. Dessa vez para transformá-lo num veleiro de travessias oceânicas com alunos a bordo. Por onde já passaram centenas de alunos que visitaram Fernando de Noronha e, até mesmo, o Cabo Horn em 2013.
O projeto:
Projetado pelo australiano Bruce Roberts, o Mistralis foi desenhado para enfrentar os Mares do Norte e as duras condições de vento, onda e frio dessa região.
Inicialmente o Mistralis tinha 44,8 pés. Em 1999, recebeu uma “saia” de 2 pés na popa. A fim de facilitar o embarque e também aumentar a estabilidade e a linha d’água. Agora o Mistralis já passou para 47 pés verdadeiros de linha d’água
Na segunda grande reforma, o veleiro recebeu um gurupés com 5 pés de extensão e uma estrutura de 1 metro exclusivamente para o uso do gennaker.
Além de reforços estruturais e uma nova quilha com 1 tonelada a mais. Mais uma modificação para aumentar a estabilidade e compensar o novo mastro com 1,5 metros a mais e uma vela grande bem maior que a original.
Com o gurupés, agora podemos usar duas velas de proa e ganhamos um “J” com mais 5 pés. Agora consideramos o Mistralis um veleiro multifuncional. Tanto para ventos frescos do Brasil, quanto para fortes e tempestuosos mares como o do Sul.
Seu interior sofreu diversas modificações e possibilita uma pernoite para até 9 pessoas simultaneamente. Sendo que o limite de tripulação é de 14 pessoas em regatas, tais como a Refeno.
Durante as travessias oceânicas, levamos no máximo 6 alunos e 2 instrutores.
Armação e mastreação:
Instrumentos e acessórios:
Em 2013, depois de termos sofrido durante muitos anos levando o barco na mão. Sem o auxílio de um piloto automático descente, o Mistralis ganhou um belo presente.
Agora é equipado com o mais potente modelo da Raymarine. Super dimensionado para o peso do veleiro e que tem nos proporcionado momentos de muita paz e alegria.
Possui os seguintes equipamentos:
- três sondas, mais de 5 GPS, AIS, aquecedor, motor Mercedes Benz OM-364 LA, 130 hp, guincho Lewmar também super dimensionado (4.100 libras), 200 metros de corrente 10 mm, mais de mil metros de cabo para fundeio, 4 âncoras, 7 painéis solares de 140 Watts para alimentação, gerador eólico de 500 W, 8 baterias de 190 Ah, aquecedor, Epirb, balsa salva-vidas para 10 pessoas, 2 Iridium, 2 VHF fixos, 4 VHF portátéis, 1 SSB e diversos outros materiais de segurança e navegação.
Além de diversos acessórios para aumentar a segurança da tripulação e seus alunos.
Enxoval de velas confeccionados em 2014 pela Lee Sails.
Inscreva-se em nosso canal e concorra a promoções, tais como cursos de vela, passeios e até mesmo travessias oceânicas!