Movimentos da Embarcação no Mar
As embarcações, em função do estado do mar, apresentam movimentos rotativos e movimentos lineares.
Movimentos Rotativos:
Balanço (roll)
Movimento de oscilação de um bordo para outro. Dependendo do mar e da velocidade do vento o balanço pode atingir valores elevados. Tornando muito perigoso o andar pelo barco.
Caturro (pitch) ou Arfagem
Movimento de oscilação vertical no sentido proa-popa. Não costuma atingir valores muito grandes, porém quando isso acontece, barcos pequenos, de leve deslocamento e rápidos correm o risco de capotar.
Cabeceio
Movimento de oscilação horizontal no sentido proa-popa. De todos os movimentos, esse é o menos perigoso e o menos desconfortável. Perdemos o rumo do barco, mas por apenas alguns segundos, não interferindo muito na navegação.
Movimentos Lineares:
Deslizamento lateral (sway)
Rápido movimento lateral com o mar de través. O deslizamento lateral associado a um forte balanço pode conduzir a um emborcamento. É o movimento mais cansativo para uma navegação prolongada.
Deslizamento para vante (surge)
Rápido movimento para vante no sentido proa-popa. Esse movimento costuma acontecer quando descemos uma onda.
Queda livre (heave)
Rápido movimento para baixo quando caímos no “cavado de uma onda”. É o movimento mais incomum, mas quando acontece a sensação é muito desagradável. Parece que tiraram o chão que pisávamos por alguns instantes e caímos em queda livre.